Segundo o site R7 a quantidade de pessoas com depressão aumentou 18% nos últimos dez anos. Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde.
O número é alarmante uma vez que nos leva a pensar o que será das pessoas daqui a 50 anos, se tal proporção se mantiver. O Brasil , na América latina, infelizmente é campeão nesta estatística, uma vez que há 12 milhões de brasileiros que sofrem com a depressão.
Um dos principais fatores dessa nefasta estatística ter aumentado tanto é a resistência que muitas pessoas tem de procurar tratamento. Tal resistência pode ser explicada, em parte, pelo preconceito contra as pessoas que têm transtornos. A psicofobia carrega uma herança de séculos de discriminação contra os doentes mentais ao longo da história. Acreditava-se que eles eram “bruxos” ou “possuídos por demônios”.
Os principais sintomas são: Desmotivação, tristeza sem motivo, desinteresse pela vida, alteração no apetite e sono, irritação e cansaço.
Se você sente esses sintomas procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra quanto mais cedo tratar menos sofrimento lhe é imposto.
Não desista! Não se entregue! E lembre-se sempre há uma saída.